29 junho 2014

Meus truques pra fotografar com um celular

Quem costuma acompanhar a categoria fotografia aqui no blog com certeza já sabe que eu não tenho câmera e que fotografo com um celular -  que nos últimos dias anda mais pra lá do que pra cá. Desde que eu postei as minhas ultimas fotos do mês aqui, comecei a receber alguns elogios (muito obrigada povo lindo!) e dúvidas sobre meu celular, edição de fotos e etc. Por isso hoje resolvi contar um pouquinho sobre o que eu faço pra fotografar com um simples celular.


  • Iluminação:

Você provavelmente já leu em algum lugar que a iluminação faz toda a diferença né? E realmente faz. Eu gosto de fotografar de dia, perto de uma janela e sempre uso a câmera no modo noturno. Faço o máximo pra aproveitar a luz natural.


  • Composição:

É basicamente criar a foto na mente antes de fotografar. Eu acho que isso só se aprende na prática, por isso você tem que treinar o máximo que puder. Outra coisa: é sempre importante que você preste atenção no que está fotografando, por exemplo, você quer fazer um autorretrato perto da janela da cozinha mas, nem percebe que o fogão também está aparecendo na foto, com certeza se você se afastar um pouco tirando o fogão de cena a foto ficará muito mais legal. Certos detalhes podem estragar uma foto.


  • Regra dos terços:

Quando se lê a palavra regra todo mundo fica apavorado né? Mas não precisa, essa é uma regrinha bem simples de entender e de praticar. A ideia é que você divida a imagem em 9 quadrados, traçando duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Com a prática você conseguirá fazer isso só na sua cabeça, mas enquanto você não pega o jeito, é só ativar o modo grade (ou guias) do seu celular.

Imagem: inteligenciacoletiva.com
A ideia é colocar o assunto da foto (parte de destaque da sua fotografia) nesses pontos vermelhos, que são os cruzamentos, deixando a foto equilibrada.

Peguei algumas fotos minhas que eu propositalmente ou não, usei a regra pra vocês entenderem melhor:




  • Como eu edito minhas fotos?

Quando não se tem uma câmera super boa, devemos investir em uma boa edição. A maioria das minhas fotos só ficam legais depois que eu edito. Eu uso o photoscape, photofiltre e o photoshop. De todos, o que eu mais estou usando no momento é o photoshop. Mas se você não tem o photoshop, use o photoscape (baixe aqui). O photoscape é um editor simples que faz maravilhas.
Também existe os editores online, como o PicMonkey e Pixlr Express (recomendo todos os dois).


  • Outras dicas:

Efeito ruído disfarça a má qualidade. Eu usei esse truque na foto da caneca com café. A foto não tinha ficado muito boa então eu coloquei um ruído e prontinho, ela ficou mais legal!

Efeito analógico deixa a foto uma gracinha. Eu já ensinei a fazer esse efeito aqui. É um jeito simples de deixar sua foto muito mais bonitinha.
---------------------

Lembrando que os ditados: "Não é a câmera que faz um fotógrafo" e "Só a prática leva a perfeição" são muito válidos quando o assunto é fotografia de celular. Não importa se a câmera do seu celular tem 2mpx ou 8, o que importa é a sua criatividade e o seu olhar. Já vi muita gente fazendo fotografias incríveis com câmeras super simples. Então nada de achar que você não consegue ein? Agora pega o seu celular e vai praticar usando todas as dicas que eu dei aqui.

Espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Um beijo pro povo mais lindo do mundo!

12 comentaram:

  1. Também faço tudo isso por falta de uma câmera, tiro tudo com o celular! Adorei post Isa, beijos (:
    (Utopias de Maria)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Sempre tive muita dificuldade em fotografar com meu celular, espero poder melhorar um pouco as minhas fotos.
    P.s: Suas fotos ficaram lindas!
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas são ótimas para quem usa o celular para fotografar , esses dias confesso que pequei usando photoshop demais hahhaha, vou conferir o efeito analógico que você ensinou , amei beijinhos !

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom gostou Ju, depois me mostra o resultado ein? Beijos.

      Excluir
  4. Eu adorei as dicas.
    Já fotografei muito com o celular, mas desde que ganhei minha câmera nunca mais fiz isso já que sempre estou grudada nela.
    Ah, eu me apaixonei pelo seu blog :3

    ancoradepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certo medo de perder o costume de fotografar com o celular quando ganhar a câmera haha, mas é tão bom né? E nem sempre dá pra levar a câmera então é mais fácil. Fico feliz que tenha gostado. Beijos.

      Excluir
  5. Eu também faço fotos com o celular e acredito que se souber usar bem essa ferramenta, dá pra tirar fotos boas e quebrar o galho por um tempo. Ótimas dicas!

    Beijão,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, dá pra fazer milagres. Que bom que gostou.
      Beijos, volte sempre

      Excluir
  6. Muito boas dicas, e estes programas são tudo né?! Fotografei muito com o celular já, hoje não faço mais tanto porque eu gostava do iphone depois que troquei, prefiro usar a compacta.
    Beijão, www.desapegaadrii.blogspot.com

    ResponderExcluir

♥ Deixe um comentário e me faça feliz;

♥ Caso você também tenha um blog, deixe o seu link que eu irei visitá-lo;

♥ Você não precisa ter uma conta no blogger, ou no google para deixar o seu recado, caso queira, comente em anônimo e deixe o seu nome no final;

♥ Eu adoraria saber o que você acha do blog e do post. Então dê palpites, sugestões...

♥ Lembre-se sempre: Gentileza gera gentileza;

♥ Se seu comentário foi sobre o post pode ter certeza que eu irei lhe retribuir mas comentários do gênero "Adorei o post www.link.com" nem são publicados;

Obrigada pela visita, volte sempre ♥

 
Botas Batidas • Copyright © 2014 - 2015 • Desenvolvido por Isabelle Nascimento
• Todos os direitos reservados • Tecnologia do Blogger