11 julho 2014

Resenha: O cortiço

Sabe aquele livro que tem cara de ser chato, mas que te surpreende completamente? Pois bem, assim é o Cortiço. Não dava muita coisa por ele, na verdade só comecei a lê-lo em consideração a minha tia que me deu o livro de presente há uns dois anos atrás junto com outros dois clássicos da literatura brasileira. Me arrependi de não ter lido antes...

Sinopse: O cortiço é uma das obras mais importantes do movimento Naturalista, pois denuncia que, diante de um ambiente degradado, as pessoas às vezes comportam-se como animais. Isso é mostrado por meio do ambiente no qual o romance se passa: um cortiço, onde pessoas vivem aglomeradas, e também por meio das ações de seus personagens, como o caso trágico de Piedade, portuguesa esposa de Jerônimo, que se entregou ao álcool após perder seu marido para Rita Baiana, mulata sensual que "fisga" o português. Isso, sem falar de João Romão, português ambicioso, dono do cortiço, que enrique conforme seu estabelecimento cresce e se enche de moradores.

Esse divertido enredo denuncia também os problemas sociais existentes no século XIX (muitos deles ainda existentes no século XXI), como pobreza, adultério, corrupção, formação de moradias em lugares inapropriados, homossexualidade, alcoolismo e prostituição. 


Não considero o livro um romance, pra mim ele tem muito mais drama do que amor. Confesso que algumas vezes tive que parar a leitura para secar as lágrimas de tão trágica que a história estava, mas mesmo assim não quis parar de le-lo um segundo. Sim, o primeiro capítulo é muito chato mas não desista hehe!Depois que os personagens são devidamente apresentados, o enredo começa a fica legal. E ó, depois do quarto capítulo você não vai sossegar até descobrir o fim da história, vai por mim!

----------------------------
Quando eu postei as minhas fotos da semana aqui, a Jéssica disse que iria ter que ler esse livro por causa da escola, então esse é mais um motivo pra você ler o Cortiço. Eu terminei de ler o livro semana passada e nessa semana minha professora de português recomendou que lêssemos o livro, me livrei de mais uma tarefa haha!

Ah, por ser um livro que faz parte do cronograma escolar provavelmente, você encontrará esse livro na biblioteca da sua escola. Então não tem desculpa pra não ler ein?

E aí vocês já leram esse livro? O que acham dele?
- Me conta nos comentários.

14 comentaram:

  1. Eu já li esse livro na época da escola,lembro que a professora nos indicou e acabei lendo,é como você disse depois do quarto capítulo a história começa a se desenvolver e você fica super,super curioso para saber o final de tudo e como os personagens conseguem ter uma reviravolta nesse livro,hein...cada coisa que acontece que tem uma hora que nem a gente mesmo acredita,não é mesmo?
    Bom que você esteja postando uma resenha sobre esse livro que muitos jovens tem que ler e acabam não lendo,bom saber que ainda existem pessoas que valorizam a literatura brasileira.
    Beijox
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim, aquele autor tem cada uma hahaha. Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos, volte sempre

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro , mas como ainda não li nada do autor é uma boa opção pra conhece-li
    Tem resenha nova no blog, Um beijo flor
    ** SORTEIO DO BLOG **
    ** Blog Livros com café **

    ResponderExcluir
  3. Desde que você falou dele aqui no blog fiquei morrendo de vontade de ler. Vou procurar na biblioteca da minha escola pra ver se acho *-*
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Isa, fico feliz por isso. Espero que encontre. E ó, depois me diz o que achou ok?

      Beijos, volte sempre

      Excluir
  4. Eu já li esse livro há muito tempo atrás estava na 8 série rsrsrs , é verdade lembro de mais drama do que tudooo , pretendo reler porque gostei , ficava lendo a tarde quando não tinha nada para fazer quando chegava da escola e que facebook não era um vício hahaha , amei a resenha , beijinhos !

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro no ensino médio, daquelas listas que os professores passam, confesso que ele foi um dos poucos que gostei, até comprei um para ter no acervo. Lendo esse post me bateu uma saudades da leitura dele.

    Beijão

    tovintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Isso aconteceu comigo lendo Capitães da Areia.. Comecei a ler (umas 3 ou 4 vezes) e achava muito chato... Depois comecei achar legal e no final me dei conta de que estava apaixonada!
    E olha.. Que sorte você deu pela sua professora pedir logo o que você leu! hahaha
    Amei seu blog, de coração!!

    Beijos,
    domingodeinverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota sorte nisso haha! Muito obrigada <3

      Beijos, volte sempre

      Excluir
  7. Nunca li, parece ser bastante interessante :)
    Tô seguindo, segue de volta??
    Pinkiss ;*
    http://sweetpatty02.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Gent, é um dos arrependimentos da minha vida nunca ter lido esse livro, lembro da minha professora de literatura super falando dele e eu bléé. Agora não tenho muito tempo nem para ler os que preciso para o blog )': Chateada.

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha realmente você deveria ter lido, ele é muito bom. Mas nunca é tarde pra ler um bom livro né, quando tiver um tempinho o leia. Beijos, volte sempre

      Excluir

♥ Deixe um comentário e me faça feliz;

♥ Caso você também tenha um blog, deixe o seu link que eu irei visitá-lo;

♥ Você não precisa ter uma conta no blogger, ou no google para deixar o seu recado, caso queira, comente em anônimo e deixe o seu nome no final;

♥ Eu adoraria saber o que você acha do blog e do post. Então dê palpites, sugestões...

♥ Lembre-se sempre: Gentileza gera gentileza;

♥ Se seu comentário foi sobre o post pode ter certeza que eu irei lhe retribuir mas comentários do gênero "Adorei o post www.link.com" nem são publicados;

Obrigada pela visita, volte sempre ♥

 
Botas Batidas • Copyright © 2014 - 2015 • Desenvolvido por Isabelle Nascimento
• Todos os direitos reservados • Tecnologia do Blogger