25 maio 2014

Como mandar bem no Enem


O Enem tá aí,né? Já estou me preparando pra a prova antecipadamente, quero tirar um notão mesmo sabendo que só vale como experiencia, já que ainda estou no 2º ano. Os professores do meu colégio estão criando várias dinâmicas pra nos ajudar com a prova, principalmente simulados. Ok, os simulados estão me deixando doida mas até que tá dando resultado. Ontem passei o dia todo pesquisando métodos de estudos, macetes com a prova e até dicas de relaxamento e controle da ansiedade, porque eu já to roendo as unhas de preocupação 6 meses antes da prova, imaginem quando for o tão temido dia, e ó: é só por experiencia....

Resolvi reunir as dicas dos meus professores mais tudo que pesquisei e fazer um big post pra vocês. Como eu sei que esse é um assunto que nunca se acaba e se eu contar sobre tudo que estou fazendo em um único post ele ficaria enoooorme, resolvi criar uma categoria sobre estudos aqui no blog. Nesse post as dicas serão sobre o Enem, dicas legais que eu encontrei por aí pra mandar bem na prova. Ps.: o post é grande mas vale a pena:

Faça a redação antes da prova objetiva:
Essa pra mim é a melhor dica de todas (alô professor José!). A redação é a pior parte da prova certo? Então comece por ela. Já ouviu falar que é melhor começar pela parte ruim e depois partir pra boa? Se você deixar pra fazer a redação depois da prova objetiva sua mente não estará tão focada, seu cérebro já leu questões gigantescas, as pessoas começaram a sair da sala e aí já viu né, você ficará desconcentrado.

Baixe provas anteriores:
Ah não diga?! Ok, essa dica é manjada mas funciona, não só para o Enem mas pra colégios técnicos, concursos e etc. Baixe a prova do ano passado e estude questão por questão e pesquise o significado das palavras desconhecidas por você. Mesmo sendo 90 questões valerá a pena. Mas ó, não é pra procurar a resposta da questão é pra estudar sobre o assunto de cada uma dela, por exemplo, se a questão está falando sobre a Primeira Guerra Mundial e você só lembra que estudou mas não lembra do conteúdo exato, pesquise e estude de novo.

Criar um grupo de estudos:
Estudar em conjunto é sempre muito bom, já faço isso desde a 5ª série, afinal estar com os amigos é sempre uma maravilha né? Um grupo de estudos pode ser muito útil naquele momento que bate uma dúvida sobre algum assunto.

Leia jornais, sites e revistas!
Vale tudo pra ficar antenado com o mundo, assim você fará uma boa redação, estude muito sobre artigo de opinião, pesquise sobre os assuntos mais falados esse ano. Leia outros artigos de opinião e pratique bastante. Nesse artigo da uol estão algumas das redações que tiveram nota 1.000 no Enem de 2013 e aqui tem outra redação que agradou os corretores e conseguiu nota máxima. Com certeza vale a pena dar uma lida nelas, diz aí quem não quer ter uma nota dessas?!

Leia e releia umas mil vezes!
Tanto a redação quanto a objetiva, leia tim tim por tim tim. Nesse artigo do Brasil Escola eles falam sobre a importância de ler as questões e os enunciados. Muitas vezes a resposta está lá. Quem pensa que a prova objetiva é fácil está muito enganado, as questões normalmente são gigantes justamente pra confundir o candidato preguiçoso. Então leia várias e várias vezes. Outra coisa: leia todas as questões e comece pelas mais fáceis.

Simule o dia da prova:
A maioria das pessoas (me incluo nisso) têm medo de não conseguir responder todas as questões a tempo, então que tal treinar em casa? Você já baixou as provas anteriores, certo? Agora pegue seu celular e marque o tempo que você consegue responder as questões, na primeira vez não precisa fazer correndo, faça tranquilamente, vá treinando até conseguir se 'encaixar' ao tempo da prova. Que é 4h e 30min no primeiro dia e 5h e 30 min no segundo.

Além de tudo isso, se preocupe em não anular sua redação- o Brasil Escola fez um artigo comentando sobre os cuidados que você deve tomar pra não zerar a sua redação. Leia dicionários, gramáticas, artigos sobre o Enem e tudo que puder te ajudar, vídeos no youtube são muito válidos também. Leia esse artigo sobre perguntas frequentes do Enem de 2014 (indispensável). Não se esqueçam que a nova ortografia está válida há tempos, então se você tem dúvida em quais palavras colocar acento pesquise sobre o assunto,ok?

O post ficou enooooooooorme eu sei, mas espero que as dicas tenham sidos uteis pra vocês como são pra mim. Quero sempre aparecer por aqui com outras dicas de estudo, então comentem suas dúvidas e dicas, o próximo post será baseado nos comentários de vocês,ok? Ah, me contem o que acharam do post nos comentários <3


18 comentaram:

  1. Adorei o post, dicas simples mas que ajudam bastante.
    Teu blog é uma fofuraa, como não conheci antes? hahahah
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnt sua linda, fico feliz que tenha gostado ^_^
      Beijos, volte sempre

      Excluir
  2. adoreeeei vamos arrasar no enem se Deus Quiser hahah tbm estou no 2 ano mais vale como experiencia né beijos!!

    http://coisas-dithais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dicas completamente importantes! Eu já faço faculdade, mas quando eu estava na escola era exatamente isso que a gente ouvia o tempo todo. Quem tem essas dicas na cabeça e as segue vai se dar MUITO BEM! ♥
    Blog Cookie Cookie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza, essas dicas são valiosíssimas mas acho que dá pra mudar umas coisinhas e usa-las na facul também. Beijos, volte sempre <3

      Excluir
  4. Amei, vou fazer Enem esse ano e qualquer dica e válida rs e sobre o proximo post, seria legal falar sobre os horários de estudo, qual seria melhor p seu "cérebro"

    ps; amei seu blog, já estou curtindo e seguindo :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia Kamila, vou pesquisar bastante e no próximo post eu falarei sobre o assunto. Beijos, volte sempre

      Excluir
  5. Amei suas dicas, pelo jeito você vai arrasar!

    Beijos e bons estudos, boa sorte!

    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha é o que eu espero, brigada. Beijos, volte sempre

      Excluir
  6. Pra mim esta valendo :o , to uma pilha e sem tempo para estudar direito :S obrigada pelas dicas flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou flor, volte sempre viu? Beijos

      Excluir
  7. Dicas super valiosas, com certeza irei usa-las. Isabelle, o background do blog foi você que fez ou pegou no tumblr? poderia me dizer aonde pegou por favor? obrigada, ADOREI TEU BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, ele foi feito por uma amiga exclusivamente pra mim. (apesar de que outra pessoa já roubou ele) mas no tumblr tem vários background legais, pesquise por lá <3 Beijos, volte sempre.

      Excluir
  8. Dicas incríveis Belle adoreeiiii seu blog parabéns pelo design está lindo conheci ele hoje já vai entrar para meus favoritos.

    http://pensamentos-no-ar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei um tempo sem passar por aqui né? Rsrsrs. Vi que mudou o layout... Ficou lindo, se bem que acho que já faz um tempo ~atrasada como sempre~

    Ótimas dicas Isabelle! Não vou fazer prova, afinal ainda faço a 7ª série! Mas com certeza quando estiver próximo vou me lembrar destas dicas! Olhar as provas antigas é uma boa, meus pais usam provas antigas quando vão estudar para concursos!

    www.colecionandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Amandinha sua linda, senti sua falta hehe! Fico feliz que tenha gostado, volte sempre ein? Beijos <3

      Excluir

♥ Deixe um comentário e me faça feliz;

♥ Caso você também tenha um blog, deixe o seu link que eu irei visitá-lo;

♥ Você não precisa ter uma conta no blogger, ou no google para deixar o seu recado, caso queira, comente em anônimo e deixe o seu nome no final;

♥ Eu adoraria saber o que você acha do blog e do post. Então dê palpites, sugestões...

♥ Lembre-se sempre: Gentileza gera gentileza;

♥ Se seu comentário foi sobre o post pode ter certeza que eu irei lhe retribuir mas comentários do gênero "Adorei o post www.link.com" nem são publicados;

Obrigada pela visita, volte sempre ♥

 
Botas Batidas • Copyright © 2014 - 2015 • Desenvolvido por Isabelle Nascimento
• Todos os direitos reservados • Tecnologia do Blogger